Como criar e utilizar um plano de negócios
Melhor ter uma pilha de papéis amassados com planos de negócios inviáveis do que abrir uma empresa sem estar preparado na vida real. Planejar é uma forma de prever e se programar. Um plano de negócio pode parecer uma formalidade para os empreendedores mais confiantes, mas não se deixe iludir por essa confiança: ele é essencial. O plano de negócios é um documento que descreve os objetivos, as atividades, as diretrizes para atuação de uma empresa e deve ser elaborado antes mesmo de abri-la. Com ele, um empreendedor pode: – Verificar a viabilidade da sua ideia; – Conquistar sócios ou captar recursos financeiros; – Organizar informações sobre o negócio e suas estratégias; – Planejar como seu negócio irá funcionar em diferentes departamentos. O objetivo maior de um plano de negócios é dar uma visão total da empresa que surgirá, diminuindo e conhecendo incertezas e riscos. Mesmo depois que o empreendedor inicia seu negócio, ele será capaz de fazer modificações para que continue utilizando o plano como mapa para ações futuras. Se você tem uma ideia e quer transformá-la em uma empresa, comece com o plano de negócios para identificar potenciais riscos e aumentar as chances de sucesso. Aqui vão alguns elementos que devem constar no documento. Sumário executivo Nesta parte você traz um resumo de tudo que será apresentado em seguida. Ele deve ser interessante e positivo, motivando as pessoas a lerem o plano até o final. Além disso, esse sumário deve incluir pontos iniciais que definem algumas características da empresa: – Descrição da empresa: o que exatamente ela se propõe a fazer ou oferecer aos seus clientes. – Diferenciais competitivos: como sua empresa se destaca dentro do seu mercado e dos seus concorrentes. – Perfil dos empreendedores/fundadores: quem são as pessoas por trás da ideia, suas formações e experiências antes de se tornarem empreendedores. – Mercado de atuação: em que área estará inserida, qual será a extensão dos seus serviços e produtos, tanto em portfolio quanto em região de atuação. – Localização: onde ficarão o escritório, a loja, o depósito e as outras instalações; – Investimento inicial: de quanto será capital necessário para o pontapé inicial e por quanto tempo ele deve durar. – Forma jurídica: em qual regime jurídico sua empresa irá se encaixar para atender suas obrigações perante o governo. Exemplos: sociedade simples, empresa individual, sociedade anônima. – Regime tributário: qual é o regime tributário que faz mais sentido para o seu negócio, seja Simples Nacional, microempreendedor individual, lucro real ou presumido. Análise de mercado Neste ponto você deve identificar qual é a demanda para o produto ou serviço que você planeja oferecer e em que cenário sua empresa estará inserida: como é a oferta de insumos dos quais irá precisar e quem são os principais fornecedores; quem serão seus consumidores e o que eles esperam, como se comportam; e, por fim, analisar seus concorrentes, tamanho e foco deles, o que eles já oferecem e quais serão seus diferenciais em relação a eles. Missão, visão e valores Esses três elementos são importantes para guiar as ações e estratégias da sua empresa desde o começo: – Missão: ela é a declaração do propósito da sua empresa e de suas responsabilidades perante seus clientes. A missão pode ser definida como o DNA, a identidade, a essência, a razão de ser do seu negócio. Exemplo: uma empresa de softwares de gestão empresarial pode definir que sua missão será fornecer os melhores programas para facilitar a vida de um empreendedor iniciante, fomentando o empreendedorismo e se tornando referência em conhecimento. – Visão: é o futuro almejado, que deve ser alcançado pela empresa e sua equipe. É uma mistura de aspiração e inspiração! Ela é a direção, o caminho a ser percorrido e todas as convicções que motivam essa trajetória. Exemplo: a empresa de softwares de gestão para empreendedores tem como visão se tornar uma das startups brasileiras mais bem-avaliadas pelos seus consumidores e reconhecida internacionalmente por trazer soluções inovadoras e de baixo custo. – Valores: são o conjunto de crenças e princípios que servem de guia para que a empresa e sua equipe consigam realizar e conquistar sua missão e visão. Os valores devem fundamentar as escolhas que cada colaborador faz em sua rotina dentro do negócio. Exemplo: a startup de programas de gestão tem como valores o fomento do empreendedorismo brasileiro com transparência e conhecimento, trazendo sempre o pensamento inovador e garantido a satisfação do cliente em primeiro lugar. Plano de marketing É hora de você detalhar como e onde vai divulgar seu produto ou serviços: quais canais, estratégias, o que você vai ressaltar sobre sua empresa, se vai criar slogans ou terá uma mascote, quanto irá investir inicialmente, se irá terceirizar algumas dessas responsabilidades ou irá fazer tudo internamente. Plano operacional Um mapa de como suas atividades serão postas em prática: qual o tamanho da equipe e quantidade de equipamentos, assim como processos necessários para seu produto ou serviço chegar ao cliente. Plano financeiro Qual o investimento necessário para tirar o seu negócio do papel? Esse valor precisa incluir custos fixos, investimentos pré-operacionais, o capital de giro e demonstrativo de resultados (resultados financeiros e não financeiros do exercício da empresa em um determinado período). Com esses valores é possível calcular o ponto de equilíbrio (aquele faturamento mínimo que você precisará alcançar para que a empresa não tenha prejuízo), o prazo para o retorno do investimento (tempo para recuperar o capital injetado na empreitada) e conhecer a lucratividade do seu negócio. Plano tributário Entender todos os tributos que deverão ser pagos e como eles influenciarão outros elementos, como o www.fusioncertificado.com.br/blog.htmlpróprio planejamento financeiro. Isso inclui entender o enquadramento tributário da empresa, a periodicidade das obrigações e quais delas podem ser evitadas — tudo sempre dentro da lei. A verdade é que a estrutura de um plano de negócios pode variar de acordo com a necessidade de detalhamento desejado pelos fundadores. O importante é que ele sirva como um instrumento de organização, reflexão, planejamento e análise de riscos. Deve haver certo nível de complexidade nas informações que você está reunindo nesse documento, mas ele não deve prejudicar a concretização do seu projeto. www.fusioncertificado.com.br
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August 2018
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