Clique aqui pPara saber se a sua empresa está indo bem, você não pode considerar apenas o faturamento, quantos novos negócios está realizando ou como a receita está crescendo. Você precisa saber também quanto está gastando e como. E é para isso que serve o fluxo de caixa.
O fluxo de caixa é uma fotografia e um controle de todas as movimentações financeiras da sua empresa em um determinado período, incluindo entradas (receitas) e saídas (despesas) de capital com informações detalhadas. Com ele, uma empresa pode se planejar melhor e ter uma visão de como andam os negócios e qual a melhor maneira de planejar o futuro. Como falamos, todas as receitas e despesas devem ser registradas. Alguns empreendedores preferem inserir a receita ou despesa total de um período, mas quanto mais você detalhar a composição desse número, melhor será a sua capacidade de análise de como gastar menos ou quais produtos e serviços deve vender mais. A ferramenta mais simples de gestão de fluxo de caixa é a conhecida planilha: Neste exemplo, ela conta com a possibilidade de analisar os dados por períodos diferentes: diário ou mensal. Algumas empresas ainda podem fazer relatórios semanais, quinzenais, trimestrais e semestrais. Dois pontos tornam o controle do fluxo de caixa um pouco mais complexo do que parece e merecem atenção: 1) O controle depende de um comprometimento geral, de todos os colaboradores responsáveis por ele, para realmente dar certo. 2) A atualização do fluxo precisa fazer parte da rotina da empresa e muitas vezes pode parecer cansativo, devido à repetição e nível de controle detalhado. Não deixe os colaboradores acharem que esse processo pode ser pulado ou postergado. O fluxo de caixa é, portanto, uma importante ferramenta de controle e de planejamento. O Sebrae, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, dá alguns exemplos de como usar o fluxo de caixa:: – Prever e planejar as futuras entradas e saídas de capital; – Avaliar se os recebimentos serão o suficiente para cobrir as contas do período, permitindo ajustes e contenções; – Criar estratégias para cenários em que sobra ou falta dinheiro; – Entender se a empresa está lutando para bater as contas ou está trabalhando com folga; – Analisar se há espaço para ajustar os preços cobrados pelos seus serviços e produtos; – Verificar a possibilidade de promoções e liquidações; – Analisar se precisará pedir empréstimos ou investimentos. O fluxo de caixa pode funcionar ainda melhor em conjunto com outras ferramentas. Uma ideia é combinar as informações de receita e despesas reunidas com uma análise SWOT, que estuda pontos positivos e negativos dos ambientes internos e externos da sua empresa. A Serasa Experian oferece um modelo pronto de planilha para você começar já a sua gestão de fluxo de caixa .www.fusioncertificado.com.br #fusioncertificado #certificadodigitalemsantos
0 Comments
Em breve, motoristas não serão mais obrigados a portar a versão física da Carteira Nacional de Habilitação. Até 1º de julho de 2018, todos os Detrans do país deverão estar aptos a emitir a CNH eletrônica, disponibilizada em aplicativos de celular para as plataformas iOS e Android.
A data inicial estabelecida pelo governo era 1º de fevereiro, mas o Ministério das Cidades e o Denatran, em 30 de janeiro, estenderam o prazo para julhoo de modo a possibilitar ajustes técnicos e adequação aos Estados que ainda não conseguiram se preparar. O primeiro Estado a receber o projeto foi Goiás, que começou a cadastrar usuários em um projeto-piloto em 30 de setembro de 2017. Acre, Alagoas, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rondônia, Rio Grande do Sul e Tocantins também já aderiram nos meses seguintes, e Pernambuco e Minas Gerais já estão aptos. No país, por volta de 17 mil motoristas já usam a CNH digital. Além de oferecer praticidade e segurança, a CNH-e tem a mesma validade jurídica que o documento impresso oferece. Os agentes de trânsito consultarão a veracidade dos dados eletrônicos por meio de um aplicativo de celular, também em fase de testes, que fará a leitura do QRCode. O motorista interessado em usar o aplicativo deverá ter CNH recente (com QR Code no verso) e se cadastrar no portal de serviços do Denatran. Condutores que já se cadastraram no SNE (Sistema de Notificação Eletrônica) podem usar a mesma senha de cadastro para se registrar no CNH-e. Uma das exigências para o uso da habilitação eletrônica é a informação e/ou atualização de dados nos Detrans. E quem tiver um certificado digital, como o e-CPF da Serasa Experian, não precisará ir a uma unidade de atendimento para a atualização: poderá fazê-la diretamente pelo portal do Denatran, mediante validação eletrônica de acesso. O aplicativo, desenvolvido pela Serpro, promete oferecer outros serviços aos cidadãos no futuro, como a pontuação gerada por infrações, avisos sobre campanhas de segurança no trânsito e até de validade do documento físico. O uso do aplicativo em smartphones é uma facilidade para dispensar o porte obrigatório do documento. Em caso de perda ou roubo do aparelho, o Denatran disponibiliza em seu site uma área onde o motorista pode bloquear o acesso e impedir o uso da conta. Fonte: G1 / Portal Brasil www.fusioncertificado.com.br #certificadodigital #fusioncertificcado O certificado digital é a sua assinatura no meio digital. O e-CPF, por ser a versão eletrônica do CPF (Cadastro de Pessoa Física), permite realizar operações na internet com a mesma validade jurídica de seu documento físico.Além disso, ele permite o acesso a vários serviços pela internet, em especial os relacionados ao fisco, facilitando e desburocratizando diversas situações, conforme veremos a seguir.
Embora seja amplamente utilizado em empresas, o certificado digital pode ser bem aproveitado por pessoas físicas também. Neste caso, ele é chamado de e-CPF, o certificado digital para pessoa física, que possui a mesma validade do CPF físico. Quais as vantagens do e-CPF e como ele pode ser usadoO e-CAC é, hoje, uma das principais utilizações do Certificado Digital de pessoa física. O portal de serviços permite a comunicação via internet entre o contribuinte e a Receita Federal do Brasil (RFB). O e-CPF é indicado para acesso a serviços de pessoa física ou para representante legal da empresa, que nesse caso poderá visualizar uma série de serviços online da pessoa jurídica. Por meio desse serviço, o cidadão pode consultar dados cadastrais, atualizar seu endereço e cadastrar, consultar e cancelar procurações eletrônicas (para seu contador, por exemplo),realizar consultas de pendências tributárias, emissão de 2ª via de pagamentos do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF), verificação de declarações enviadas e agendamento de atendimento presencial, quando for preciso.Toda essa praticidade e agilidade garante a economia de tempo e evita deslocamentos a postos físicos da Receita Federal. O e-CPF ainda oferece vantagens para autônomos e procuradores, facilitando o uso de serviços integrados como o Siscomex, pois permite a realização de um cadastro aduaneiro, consultas e redução de custos; acesso ao canal Conectividade Social, disponibilizado pela Caixa Econômica Federal, que torna mais simples a relação com empregadores e permite a isenção de impostos à Receita para Taxistas. Em nosso site existem diversas outras utilidades para o certificado digital e-CPF, como assinar escriturações contábeis, realizar transações de FGTS e, até mesmo, facilitar a eleição de síndicos. Benefícios do e-CPF na declaração do Imposto de RendaUm dos maiores destaques do e-CPF é a possibilidade de preencher a declaração de IRPF com mais agilidade, por meio do acesso a declarações anteriores. Dessa forma, os dados de fontes pagadoras, informações de empresas com as quais você tenha vínculo e suas pendências são pré-preenchidos, evitando erros — já que é possível alterar e retificar cadastros instantaneamente pelo site. #certificadodigital #certificadodigitalemsantos #fusioncertificado www.fusioncertificado.com.br |
CategoriesArchives
August 2018
|