O certificado digital é a sua assinatura no meio digital. O e-CPF, por ser a versão eletrônica do CPF (Cadastro de Pessoa Física), permite realizar operações na internet com a mesma validade jurídica de seu documento físico.Além disso, ele permite o acesso a vários serviços pela internet, em especial os relacionados ao fisco, facilitando e desburocratizando diversas situações, conforme veremos a seguir.
Embora seja amplamente utilizado em empresas, o certificado digital pode ser bem aproveitado por pessoas físicas também. Neste caso, ele é chamado de e-CPF, o certificado digital para pessoa física, que possui a mesma validade do CPF físico. Quais as vantagens do e-CPF e como ele pode ser usadoO e-CAC é, hoje, uma das principais utilizações do Certificado Digital de pessoa física. O portal de serviços permite a comunicação via internet entre o contribuinte e a Receita Federal do Brasil (RFB). O e-CPF é indicado para acesso a serviços de pessoa física ou para representante legal da empresa, que nesse caso poderá visualizar uma série de serviços online da pessoa jurídica. Por meio desse serviço, o cidadão pode consultar dados cadastrais, atualizar seu endereço e cadastrar, consultar e cancelar procurações eletrônicas (para seu contador, por exemplo),realizar consultas de pendências tributárias, emissão de 2ª via de pagamentos do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF), verificação de declarações enviadas e agendamento de atendimento presencial, quando for preciso.Toda essa praticidade e agilidade garante a economia de tempo e evita deslocamentos a postos físicos da Receita Federal. O e-CPF ainda oferece vantagens para autônomos e procuradores, facilitando o uso de serviços integrados como o Siscomex, pois permite a realização de um cadastro aduaneiro, consultas e redução de custos; acesso ao canal Conectividade Social, disponibilizado pela Caixa Econômica Federal, que torna mais simples a relação com empregadores e permite a isenção de impostos à Receita para Taxistas. Em nosso site existem diversas outras utilidades para o certificado digital e-CPF, como assinar escriturações contábeis, realizar transações de FGTS e, até mesmo, facilitar a eleição de síndicos. Benefícios do e-CPF na declaração do Imposto de RendaUm dos maiores destaques do e-CPF é a possibilidade de preencher a declaração de IRPF com mais agilidade, por meio do acesso a declarações anteriores. Dessa forma, os dados de fontes pagadoras, informações de empresas com as quais você tenha vínculo e suas pendências são pré-preenchidos, evitando erros — já que é possível alterar e retificar cadastros instantaneamente pelo site. Você já imaginava que um Certificado Digital para pessoas físicas oferecesse todas essas vantagens?
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Você provavelmente já se viu em alguma situação duvidosa no ambiente online, seja na hora de fazer o download de um arquivo ou de abrir um link que chegou por e-mail. Muitas vezes não existe nada de errado e a navegação pela internet pode ser considerada segura, entretanto, em alguns casos, usuários podem ser submetidos a operações fraudulentas. Quando o assunto é o e-commerce, os problemas podem ser ainda maiores: vazamento de dados de cadastro dos clientes e clonagem de cartão de crédito são dois exemplos de fraudes conhecidas no comércio eletrônico. Ainda não existem negócios que estejam completamente protegidos da ação dos golpistas. Por isso, o empreendedor deve saber que até 1% do faturamento em vendas está sujeito à ação de criminosos digitais. Caso as estatísticas da empresa ultrapassem esse percentual de ocorrências de fraudes, o empresário responsável fica suscetível a advertências, multas e até o cancelamento do convênio com operadoras de cartão de crédito. Segundo pesquisas sobre o e-commerce brasileiro, de 3 a 5% das compras feitas via internet são fraudulentas, trata-se de uma estatística relevante, por isso, vale a pena ficar de olho em algumas dicas simples que tornarão as transações online mais seguras para os clientes e para as empresas. ● Utilize um Certificado DigitalEsse tipo de certificado garante autenticidade ao site de e-commerce e privacidade aos clientes por meio da criptografia de dados inseridos no sistema. Uma boa opção de Certificado Digital é o Protect Web (SSL). O SSL é a solução que garante aos visitantes, usuários e clientes do seu site a troca segura de informações, sem os riscos dos dados trafegados serem interceptados ou alterados. Com ele, você mostra que seu site é autêntico e contribui para a diminuição da taxa de fraudes na internet. Compatível com 99% dos navegadores, o SSL é ideal para proteger os negócios e ter a exposição positiva da marca. É possível identificar uma loja virtual que possui certificação digital por meio do https://, do cadeado no rodapé da página e por cores diferentes que podem aparecem na barra de busca/endereço do site. ● Utilize uma solução antifraudeExistem inúmeras ferramentas no mercado capazes de analisar os riscos das transações realizadas no e-commerce. Por meio da conferência de dados do comprador: endereço de IP, local de entrega das mercadorias, valor da compra, tipo de produtos comprados, e-mail etc., é possível identificar perfis que possuem mais chance de serem fraudulentos. Caso um perfil de comprador não passe pelo crivo da ferramenta de análise de risco, a empresa pode fazer uma checagem manual das informações do cliente por meio de uma ligação direta de telefone, por exemplo. #FusionCertificadoDigital Certificado digital é identidade a digital de pessoa física ou jurídica. O certificado digital permite que a pessoa ou empresa se identifique assinando um documento de forma digital.Esta assinatura possui validade jurídica e serve para garantir vários tipos de transações e serviços via internet
De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD), as empresas que representaram mais de 70% do PIB em 2015 utilizam a certificação digital. Em outras palavras, a tecnologia que usa criptografia para conferir a autenticidade de assinaturas em meios digitais já está presente em quase três terços da economia nacional. No entanto, ainda há muitas dúvidas em relação aos tipos de certificado digital existentes, suas diferenças e, também, a como usá-los. Afinal, quais são os tipos de certificado digital?Existem, em resumo, certificados digitais para pessoas físicas e para pessoas jurídicas. A escolha mais adequada vai depender de suas necessidades. e-CPF: para pessoas físicas, esse tipo de certificado é igualado ao CPF e permite realizar diversas operações de forma confiável. Você pode ver todos os detalhes neste outro post. e-CNPJ: para pessoas jurídicas, o e-CNPJ funciona como uma versão digital do CNPJ, que é a identificação da empresa. É emitido pelo representante legal (sócio) junto à Receita Federal. Veja no detalhe neste post. NF-e: é um certificado que possibilita a emissão e assinatura de notas fiscais digitalmente com mais facilidade. Como escolher o certificado digital?Classificação dos certificados digitaisHá, ainda, outras formas de classificar os certificados digitais, além das citadas acima. Dessa maneira, há, basicamente, dois tipos que merecem atenção: o A1 e o A3. A diferença entre eles está no que se refere à geração e ao armazenamento das chaves de criptografia. Certificado digital A1O certificado A1 é emitido e armazenado diretamente em um computador e possui validade de 1 ano. Éum arquivo eletrônico como outros que a máquina armazena e, portanto, não exige o uso de tokens ou smartcards. Geralmente, tem extensão .P12 ou .PFX. Seus maiores benefícios são o baixo custo e a versatilidade: pode ser instalado simultaneamente em diversos computadores e programas. Além disso, existe a possibilidade de importá-lo para sistemas web e simplificar ainda mais o trabalho. É recomendado para empresas que emitem grande quantidade de notas ou queiram mais facilidade e otimização de tempo na automação de tarefas. Certificado digital A3O certificado A3 é emitido em formato físico, em um cartão, que demanda o uso de um leitor, ou em um token, similar aos convencionais pendrives. No entanto, só pode ser usado em um equipamento e programa por vez, e requer sempre a digitação de uma senha (quando digitada 3 vezes de forma incorreta, o certificado é bloqueado, assim como acontece em transações bancárias). Embora seja um pouco mais caro que o A1, o A3 tem validade maior, de 1 a 3 anos. Em quais situações o certificado digital pode ser útilUtilizar corretamente o certificado digital significa, primeiramente, escolher o mais adequado e saber em quais situações ele pode ser benéfico (nas relações envolvendo o fisco, por exemplo, assim como na emissão anual de declarações relativas à empresa ao governo). Além disso, é preciso verificar se ele está dentro da validade, observando a necessidade de renová-lo ou não. Dependendo do setor de atuação da empresa, é possível usufruir de benefícios e aplicações específicos com a certificação digital (em áreas como a jurídica, a da saúde e a imobiliária). Outros exemplos práticos são: Centros de Formação de Condutores (CFCs), ou mesmo motoristas, podem utilizá-la para acessar a e-CNH, médicos podem obter o e-CRM e assinar prontuários eletronicamente, e unidades de ensino podem acessar o Sisprounipor meio do certificado digital. De forma resumida, pode-se utilizar um certificado digital para: ● assinar e enviar documentos pela internet (como escriturações contábeis e fiscais); ● fazerlogin em ambientes seguros; ● acessar o eSocial, o e-CAC, o Receitanet, o SIOPS, o Siscomex e o ComprasNET; ● consultar dados do IRPF; ● realizar transações de FGTS e Previdência Social; ● enviar e fazer retificações no CAGED; ● aderir ao Cadastro Positivo; ● entre outras atividades. Conseguiu entender melhor as diferenças entre os certificados digitais? Agora, você deve atentar-se às necessidades de sua empresa para definir qual é o melhor para o seu caso. #FusionCertificadoDigital Quem exerce atividade remunerada a bordo de um veículo, como os taxistas e motoristas de vans, sabe que é possível pleitear a isenção do IPI e do IOF do automóvel, porém, o processo é conhecido pela sua demora e burocracia em excesso. Foi pensando em transformar a isenção tributária em um processo mais simples que surgiu o SISEN (Sistema de Controle de Isenção de Impostos para Produtos Industrializados). O sistema pretende otimizar o requerimento de isenção dos impostos e promete facilitar a vida de quem tem pressa para regularizar a questão tributária de seu veículo.
Para aproveitar o que o SISEN oferece, é preciso contar com o Certificado Digital, identidade digital que permite à pessoa ou empresa realizar inúmeros procedimentos legais, dentre eles, o pedido de isenção de impostos do veículo. Saiba mais sobre o que é o certificado digital aqui. Neste post vamos abordar os benefícios do certificado e como ele pode auxiliar os taxistas na hora de obter o abatimento dos impostos de maneira mais rápida. Como utilizar o Certificado Digital para pleitear isenção de impostos?O processo é bem simples, basta acessar o site do Sistema SISEN e iniciar o processo de pedido de isenção, fazendo a assinatura com seu Certificado Digital. Apenas os pedidos de isenção feitos por cooperativas e os pedidos de transferência de propriedade de um veículo utilizado como táxi ainda precisam ser feitos no Centro de Atendimento ao Contribuinte – CAC. Quais as vantagens de utilizar o Certificado Digital para pleitear a isenção de IPI e IOF?A principal vantagem é a praticidade. A Receita Federal estima que o uso do SISEN reduza o número de pedidos feitos nos CACs, trazendo mais agilidade para todos, afinal, a tramitação eletrônica diminui a conclusão do processo em até 72 horas! Outra vantagem do uso do Certificado é a segurança. Não adianta nada ter um processo ágil na internet se ele não é seguro, não é mesmo? O certificado garante que essa agilidade trazida pelo uso do sistema estará alinhada com privacidade e segurança, que são fundamentais neste tipo de trâmite burocrático. #FusionCertificadoDigital #CertificadoDigital #Taxistas Certificado A3Uma das grandes diferenças do certificado digital do tipo A3 é que ele é armazenado em algum hardware: token ou cartão.
Esse tipo de certificado só pode ser usado em um único equipamento por vez, pois o cartão ou o token precisa estar conectado no equipamento. Então se você quiser utilizar em dois equipamentos de forma simultânea, não é possível. Sempre que decidir utilizar em outro equipamento é necessário levar o hardware até ele e fazer uma nova configuração. Já pensou nessa dinâmica em matriz e filial, por exemplo? Para utilizá-lo, nesses casos, é preciso que você leve o dispositivo da matriz até a filial para a emissão da NF-e. Trabalhoso, certo?! O certificado A3 também possui uma senha de acesso. Mas, essa precisa ser informada diariamente. Caso você digite três vezes a sua senha errada, o certificado será bloqueado e é necessário adquirir um novo certificado. O token e o cartão, nesses casos, podem ser reaproveitados. O preço desse certificado é mais acessível se considerarmos o preço por ano. Mas, é necessário adquirir um dispositivo para leitura do certificado que pode sofrer alguma avaria. Nesses casos é necessário adquirir um dispositivo novo e o preço do certificado A3 acaba ficando maior do que o A1. As suas desvantagens também são maiores: – Por ser um dispositivo há vulnerabilidade a furtos, extravios e desastres naturais. – Precisa de uma entrada USB para ler tokens e, além disso, uma leitora em caso de cartões. – Apenas um computador por vez pode emitir nota, além disso é necessário o deslocamento do token ou cartão para o equipamento que vai emitir esse documento. O que pode ser um transtorno em caso de empresas que mais de uma pessoa emite NF-e ou entre matriz e filial. – Não pode ser utilizado em dispositivos móveis, como smartphones e tablets. – É preciso ter um certificado para cada filial, pois há o limitador físico do certificado estar conectado na máquina de emissão da NF-e. – Precisa digitar a senha no momento da autorização das notas. – Caso aconteça alguma alteração no contrato social, é necessário trocar de certificado. #FusionCertificadoDigital #CertificadoDigital Certificado A1O certificado A1 é um documento eletrônico que é instalado diretamente no computador e não depende de cartões ou tokens para o seu uso. É um arquivo que normalmente possui extensão .PFX ou .P12.
A sua senha de acesso precisa ser digitada uma única vez, durante a instalação do certificado, não sendo necessário informá-la nas emissões de NF-e, por exemplo. Esse certificado tem muitas vantagens: – Por ser apenas um arquivo é livre de desastres naturais, roubos e extravios. – Pode ser usado em diversas plataformas: smartphones, tablets e notebooks, isso quer dizer que, você pode emitir notas fiscais até do seu celular. – Apenas um certificado é necessário para matriz e filiais, sem preocupações em ter que levar e buscar o certificado a cada utilização. A sua validade é de apenas um ano. Muita gente diz que seu preço é mais elevado, será verdade? Vamos conferir no próximo tópico! #FusionCertificadoDigital Na prática, o certificado digital ICP-Brasil funciona como uma identidade virtual que permite a identificação segura e inequívoca do autor de uma mensagem ou transação feita em meios eletrônicos, como a web. Esse documento eletrônico é gerado e assinado por uma terceira parte confiável, ou seja, uma Autoridade Certificadora - AC que, seguindo regras estabelecidas pelo Comitê Gestor da ICP-Brasil, associa uma entidade (pessoa, processo, servidor) a um par de chaves criptográficas.
O certificado digital da ICP-Brasil, além de personificar o cidadão na rede mundial de computadores, garante, por força da legislação atual, validade jurídica aos atos praticados com o seu uso. A certificação digital é uma ferramenta que permite que aplicações como comércio eletrônico, assinatura de contratos digitais, operações bancárias virtuais, iniciativas de governo eletrônico, entre outras, sejam realizadas. São transações feitas de forma virtual, ou seja, sem a presença física do interessado, mas que demandam identificação clara da pessoa que a está realizando pela internet. Desde a implantação do Certificado Digital, são inúmeras as iniciativas no sentido de promover a celeridade da economia e desburocratização das relações. Neste mês, por exemplo, foi noticiado que todos os Departamentos de Trânsito (Detrans) do País terão obrigatoriamente que emitir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital. Uma informação importante é que as pessoas que possuem certificado digital válido podem fazer a solicitação sem a necessidade de comparecimento a uma das unidades de atendimento do Detran. Ou seja, se a pessoa tiver certificado digital, o pedido é feito diretamente no portal do Denatran. A nova medida tem por objetivo, segundo o governo, reduzir as fraudes e padronizar a emissão do documento em todo o País.
![]() Ninguém gosta de não conseguir pagar suas dívidas, mas às vezes isso acontece, uma vez que, no processo de crescimento a empresa precisa de crédito. O problema principal nesse tipo de situação é a falta de planejamento que transforma as contas em atraso em juros e parcelas que consomem o faturamento do negócio. Contudo, criar uma estratégia para limpar o nome e regularizar as finanças da sua empresa pode ser mais fácil do que parece. Antes de tudo faça um planejamento para contrair dívidas cujos pagamentos você consiga encaixar dentro da sua rotina. O natural é que o seu negócio cresça e tenha mais capital para quitar essas pendências. Se por acaso mesmo com todo o planejamento algo não sair de acordo com o esperado, então você deve ficar de olho no melhor momento para pensar em regularizar a sua situação. E qual o melhor jeito de fazer isso? Siga os passos abaixo e prepare-se para acabar com as dívidas da sua empresa organizando suas negociações e pagamentos: 1- Seja realista com seus cálculos e possibilidades As coisas estão indo bem e você percebe que pode começar a pagar suas pendências. Mesmo assim, não seja apressado e calcule quanto capital você pode dedicar para isso. Avalie seu fluxo de caixa atual e no período no qual pretende pagar sua dívida, assim você saberá quanto poderá separar cada mês e em quantas parcelas precisará dividi-la. Seja realista ao definir esses fatores, para não ir para uma negociação e se comprometer com pagamentos que você não conseguirá cumprir depois. 2- Elabore propostas Essa é a parte mais complexa, já que você vai precisar avaliar com quem irá negociar: será um fornecedor? Um banco? A dívida é antiga ou recente? Já foi renegociada alguma vez? Você tem um bom relacionamento com o credor? Tente marcar um encontro pessoal, imagine o discurso que você fará e tenha uma proposta que seja condizente com todas essas informações. Deixe claro que a intenção da sua empresa nunca foi adiar dívidas e que está disposta a encontrar o melhor caminho para resolvê-las. Mostre o seu plano para pagar e aceite sugestões para ajustá-lo Por precaução, leve um plano B e argumentos que possam convencer seu interlocutor caso ele não aceite a primeira proposta. Como falamos no item anterior, você precisa calcular quanto de capital você terá disponível para usar como pagamento. 3- Busque alternativas Em alguns casos, principalmente com fornecedores, talvez você possa sugerir alternativas para o simples pagamento. Quem sabe sua empresa não pode fornecer algum serviço e produto para o credor, transformando-o em cliente e virando uma alternativa para quitar alguma dívida. Exemplo: uma agência de marketing, que acabou contraindo uma dívida de uma fornecedora de peças para computadores e softwares, pode oferecer renovar o site dessa empresa e criar uma estratégia de anúncios pagos para quitar ou abater parte dessa dívida. 4- Peça desconto se for quitar à vista Se, ao analisar seu fluxo de caixa, você percebe que pode pagar alguma dívida à vista, escolha esse caminho e negocie um bom desconto com seu credor, existe chance de ele aceitar e retirar ou reduzir os juros embutidos nas parcelas, por exemplo, para poder ter todo o capital disponível de uma vez só. 5- Priorize dívidas Negocie primeiro aquelas mais antigas ou que acrescentam juros mais altos com o passar do tempo. Lembre-se também de priorizar aquelas que podem causar algum impeditivo para o crescimento da empresa — como aquelas com bancos ou com fornecedores que você depende para continuar funcionando. Com tudo isso organizado, é hora de colocar os pagamentos dentro da sua rotina. Uma forma de ajudar a seguir esse caminho, é usando ferramentas que facilitam o processo: coloque esses pagamentos dentro da sua planilha de fluxo de caixa, por exemplo. #Renegociação #Dividas #FusionCertificadoDigital #Santos #SãoPaulo #SãoVicente |
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August 2018
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