Como o certificado digital e-CNPJ pode beneficiar sua empresa Artigo de Serasa Experian, 02 de Outubro de 2017 Os benefícios do certificado digital para pessoa jurídica são muitos, e é importante saber quando e como usufruir deles. O certificado é obrigatório, por exemplo, para a entrega do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), mas é comum que empresários tenham dúvidas sobre qual é o tipo ideal para o seu negócio. Acompanhe aqui as dicas da Serasa Experian: Certificado digital para pessoa jurídica: o que é o e-CNPJ?O e-CNPJ funciona como uma versão digital do CNPJ (semelhante ao que acontece com o e-CPF, de pessoas físicas) e é emitido por um representante legal da empresa cadastrado na Receita Federal. Com ele é possível assinar digitalmente diversos tipos de documentos, garantindo a alidade jurídica (mais detalhes abaixo) para realizar o envio de declarações e cumprir as obrigatoriedades corporativas em relação ao fisco, por exemplo. Como o certificado digital e-CNPJ pode ser usado pelas empresas Mais do que ser apenas uma forma de atender aos pré-requisitos de segurança e autenticidade exigidos pelo Governo (em alguns casos, para acessar serviços essenciais e enviar declarações obrigatórias), o e-CNPJ pode simplificar diversos processos, também otimizando tempo. Com ele é possível, por exemplo, acessar o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), responsável pelo armazenamento, validação e recepção de documentos fiscais e contábeis de empresas pelo meio digital. Essa utilidade simplifica consideravelmente o processo, porque garante que o processo seja feito totalmente online, eliminando deslocamentos físicos e otimizando o tempo. Utilizando o certificado digital e-CNPJ, a empresa também consegue:● Assinar documentos e contratos com outras empresas digitalmente, eliminando os custos inerentes ao tempo do processo (coleta de assinatura, cartórios, transporte, tempo dos gestores entre outros) ● Acessar ao Sisprouni para atualizar, suspender, transferir e encerrar bolsas de estudo, aprovar/reprovar candidatos bolsistas pré-selecionados, além de emitir Termo de Adesão e Termos Aditivos por coordenadores ou representantes de instituição de ensino; ● Cadastrar, cancelar e consultar procurações no e-CAC, da Receita Federal; ● Transmitir declarações para a Receita, como demonstrativos, DACON, DCTF, DIPJ, DIRF e DSPJ; ● Acessar o chamado Domicílio Eletrônico do Contribuinte (DEC); ● Usar o canal Conectividade Social ICP em nome da própria empresa ou designar quem possa fazê-lo; ● Conduzir operações bancárias em meios eletrônicos; ● Emitir e parcelar o DAS (para as registradas no Simples Nacional), o que, pela praticidade, ajuda a manter a regularidade da empresa quanto às arrecadações. Também é válido ressaltar que, com o e-CNPJ, é possível solicitar de forma muito mais acessível financiamentos no FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) e obter alvarás por meio do Certificado de Licenciamento Integrado no SIL (Sistema Integrado de Licenciamento) de sua cidade. Sua empresa já tem um certificado digital para pessoa jurídica?
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O que é Certificado Digital, para que serve e que cuidados devo ter?
Artigo de Serasa Experian, 19 de Setembro de 2017 Apesar de ser cada vez mais comum no meio empresarial, o termo “Certificado Digital” ainda gera dúvidas em muitas pessoas. Afinal, o que ele representa, em que situações se aplica e quais cuidados são necessários durante o uso? O que é Certificado Digital?O Certificado Digital é a identidade de uma pessoa física ou jurídica no meio digital. O recurso garante autenticidade, confiabilidade, integridade e não-repúdio às operações realizadas por meio dele, atribuindo validade jurídica tal como aconteceria se os documentos em questão tivessem sido assinados presencialmente, a próprio punho. No mercado brasileiro, teve origem em 2001 como Medida Provisória. Hoje, tem força de lei. Como o Certificado Digital funcionaPara garantir a autenticidade e a preservação de dados e mensagens, o Certificado Digital usa uma chave de segurança pública criptografada que serve justamente para assegurar e confirmar a veracidade das informações de identificação que acompanham a certificação digital (pessoais ou jurídicas). Além da tecnologia criptográfica, que impossibilita a alteração ou acesso indevido por terceiros, o proprietário do Certificado Digital possui a sua senha PIN, cadastrada no momento da emissão, que é utilizada para realizar a assinatura digital, e a senha PUK, que é uma chave para desbloqueio caso não se lembre da primeira senha. Quais as principais funções do Certificado DigitalDesde sua implantação, o Certificado Digital vem passando por evoluções. Primeiro, seu uso tornou-se obrigatório em algumas situações do relacionamento fiscal com o governo. Desde janeiro de 2016, por exemplo, o uso do Certificado Digital é exigido, por lei, de empresas tributadas pelo Simples Nacional com mais de três funcionários, a fim de confirmar a autenticidade de documentos e declarações entregues e emitidas por elas eletronicamente. Contudo, suas funcionalidades vão muito além de obrigatoriedades! O Certificado Digital já permite, por exemplo,realizar a abertura de empresas em apenas 7 dias (com o certificado o tempo médio é de 101), permite aos taxistas requererem isenções fiscais na compra de veículos sem ir à Receita e gera grande economia de custos com papel através da assinatura digital de documentos. Atualmente existem três principais modelos: • e-CPF: É a versão digital do CPF, que permite realizar operações de Pessoa Física com validade jurídica pela internet. Também é possível transmitir demonstrativos para a Receita Federal e efetuar outros serviços em nome de uma empresa caso você a represente. • e-CNPJ: É a versão digital do CNPJ, que permite assinar digitalmente e transmitir dados de operações de Pessoa Jurídica, garantindo a integridade das informações. Está vinculado à Receita Federal e, por isso, deve ser emitido para o representante legal cadastrado neste órgão. • NF-e: É o certificado para emissão de notas fiscais, com várias opções de modelos, de acordo com a necessidade da sua empresa. Pode ser emitido para o funcionário que você desejar, não necessitando ser o representante na Receita Federal; basta ter uma procuração que o autorize. O Certificado Digital também serve para agilizar e aumentar a segurança nas relações com clientes e parceiros. Ele permite a manifestação de intenções e consentimentos na forma eletrônica, ou seja, a assinatura digital de documentos. Assim, é possível oficializar acordos, enviar e-mails assinados digitalmente, contratar serviços, delegar poderes, realizar negociações e outras atividades com total validade jurídica. Por esses motivos, a funcionalidade do Certificado Digital traz facilidade, conveniência e reduz o tempo, o acúmulo em arquivos físicos e a morosidade em processos. Cuidados com o Certificado DigitalPara ter segurança no uso do Certificado Digital, é preciso observar alguns requisitos. O primeiro deles, claro, é ter certeza de recorrer a uma autoridade certificadora autorizada no padrão do ICP Brasil, que controla a emissão das chaves, como a Serasa Experian. Eleita pelo terceiro ano consecutivo como uma das empresas mais inovadoras do Brasil, está também entre as 100 com melhor reputação e na lista das 1000 maiores do país. Em seguida, é preciso escolher o tipo de certificado que mais se adeque à sua necessidade, inclusive em relação ao tempo de validade. Fique atento ao vencimento, pois o Certificado Digital deve estar vigente para comprovar as operações realizadas em meio digital. Por representar a assinatura digital de uma entidade, a chave deve ser mantida em segredo e ser muito bem protegida. O portador do Certificado Digital é responsável total pela guarda e utilização do serviço Artigo de Serasa Experian,
11 de Outubro de 2017 O NF-e é o certificado digital usado para a emissão de notas fiscais e é importante para solucionar com agilidade e segurança as questões fiscais de uma empresa. Ele pode ser feito para todos os funcionários que emitem notas fiscais em uma empresa, basta que haja uma procuração do representante legal autorizando a emissão. O projeto NF-e é um dos pilares do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), cujo principal objetivo é desburocratizar a comunicação com o governo, órgãos fiscalizadores e administrações tributárias (Receita Federal, Secretaria da Fazenda, etc). As facilidades se estendem aos contribuintes, que trocam as notas manuais por um sistema automatizado e integrado com as obrigações legais. Vantagens do Certificado NF-ePara as empresas, são vários os benefícios de uso do Certificado Digital do tipo NF-e. 1. Economia e controle: donos de empresa podem emitir Nota Fiscal Eletrônica, Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica e as Notas Fiscais Estaduais e Municipais (paulista, gaúcha, paulistana, entre outras) eliminando o uso de papel, reduzindo custos operacionais e aprimorando o controle administrativo de seus negócios. 2. Agilidade: O sistema de NF-e se comunica com órgãos governamentais e permite, por meio do CT-e, a fiscalização e registro eletrônico de serviços de transporte de cargas entre duas empresas. Permite também obter o GED (Gerenciamento Eletrônico de Documentos), para organização dos documentos emitidos pelo contribuinte. 3. Segurança: Possibilita ainda a emissão do DANFE e a simplificação das obrigações fiscais, impulsiona o relacionamento seguro com os clientes e diminui os erros de escrituração, muito comuns no processo manual de tráfego de todas essas informações. Agora que você já conhece os benefícios do Certificado Digital NF-e, compre o seu com a segurança e a credibilidade que a Serasa Experian oferece. Como o certificado digital e-CNPJ pode beneficiar sua empresaArtigo de Serasa Experian, 02 de Outubro de 2017Os benefícios do certificado digital para pessoa jurídica são muitos, e é importante saber quando e como usufruir deles. O certificado é obrigatório, por exemplo, para a entrega do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), mas é comum que empresários tenham dúvidas sobre qual é o tipo ideal para o seu negócio. Acompanhe aqui as dicas da Serasa Experian:
Certificado digital para pessoa jurídica: o que é o e-CNPJ?O e-CNPJ funciona como uma versão digital do CNPJ (semelhante ao que acontece com o e-CPF, de pessoas físicas) e é emitido por um representante legal da empresa cadastrado na Receita Federal. Com ele é possível assinar digitalmente diversos tipos de documentos, garantindo a alidade jurídica (mais detalhes abaixo) para realizar o envio de declarações e cumprir as obrigatoriedades corporativas em relação ao fisco, por exemplo. Como o certificado digital e-CNPJ pode ser usado pelas empresas Mais do que ser apenas uma forma de atender aos pré-requisitos de segurança e autenticidade exigidos pelo Governo (em alguns casos, para acessar serviços essenciais e enviar declarações obrigatórias), o e-CNPJ pode simplificar diversos processos, também otimizando tempo. Com ele é possível, por exemplo, acessar o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), responsável pelo armazenamento, validação e recepção de documentos fiscais e contábeis de empresas pelo meio digital. Essa utilidade simplifica consideravelmente o processo, porque garante que o processo seja feito totalmente online, eliminando deslocamentos físicos e otimizando o tempo. Utilizando o certificado digital e-CNPJ, a empresa também consegue:● Assinar documentos e contratos com outras empresas digitalmente, eliminando os custos inerentes ao tempo do processo (coleta de assinatura, cartórios, transporte, tempo dos gestores entre outros) ● Acessar ao Sisprouni para atualizar, suspender, transferir e encerrar bolsas de estudo, aprovar/reprovar candidatos bolsistas pré-selecionados, além de emitir Termo de Adesão e Termos Aditivos por coordenadores ou representantes de instituição de ensino; ● Cadastrar, cancelar e consultar procurações no e-CAC, da Receita Federal; ● Transmitir declarações para a Receita, como demonstrativos, DACON, DCTF, DIPJ, DIRF e DSPJ; ● Acessar o chamado Domicílio Eletrônico do Contribuinte (DEC); ● Usar o canal Conectividade Social ICP em nome da própria empresa ou designar quem possa fazê-lo; ● Conduzir operações bancárias em meios eletrônicos; ● Emitir e parcelar o DAS (para as registradas no Simples Nacional), o que, pela praticidade, ajuda a manter a regularidade da empresa quanto às arrecadações. Também é válido ressaltar que, com o e-CNPJ, é possível solicitar de forma muito mais acessível financiamentos no FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) e obter alvarás por meio do Certificado de Licenciamento Integrado no SIL (Sistema Integrado de Licenciamento) de sua cidade. Sua empresa já tem um certificado digital para pessoa jurídica? ANÁLISE DE CRÉDITO
Consulta do CPF e CNPJ do cliente: motivos para adotar a práticaArtigo de Serasa Experian, 20 de Dezembro de 2016Quando o assunto é concessão de crédito, o segmento atacadista brasileiro precisa se prevenir contra o risco de inadimplência. Segundo dados da Serasa Experian, 33,1% das empresas clientes do setor atacadista – os varejistas – apresentam alto risco de crédito e têm alta a probabilidade de se tornarem inadimplentes nos próximos seis meses. Esse percentual inclui empresas com falência decretada, autofalência, concordata, recuperação judicial e extrajudicial, que representam 9,8% do total. O risco de inadimplência é ainda maior para as companhias de menor porte: 34,3% das pequenas empresas apresentam alto risco. No caso das que possuem porte médio, a chance cai para 24,3%. Na comparação por regiões do país, as empresas clientes do atacado com alto risco de inadimplência do Norte, Nordeste e Centro-Oeste representam um percentual acima da média brasileira (33,1%). Na região Norte, 46,9% das companhias se enquadram neste perfil. Em seguida está o Nordeste, com 41,1%, e o Centro-Oeste, com 36,9%. Já no Sul e Sudeste, o número está abaixo da média Brasil. No Sudeste o percentual atinge 29,6% e, no Sul, 29,7%. Diante desse cenário, fazer a consulta do CPF e CNPJ do cliente é imprescindível. Veja por que: Relatório de Consulta de CPF e CNPJ# 1 - Prevenção e redução da inadimplênciaQuando uma empresa consulta a situação da documentação antes de uma venda, ela está garantindo as condições essenciais para o recebimento. Realizar a consulta do CPF e CNPJ é uma importante maneira de prevenir fraudes e se proteger da inadimplência. # 2 - Melhores condições de pagamentoAo fechar novos contratos, é comum que o cliente peça para uma melhor condição de pagamento. Mas como possibilitar isso se você ainda não o conhece? Com a segurança das informações colhidas ao consultar o CPF e CNPJ, é possível gerenciar o risco de inadimplência e facilitar as condições de pagamento para clientes sem anotações negativas. # 3 - Prevenção de FraudesAinda que a documentação do cliente esteja regularizada, é possível que a sua empresa esteja sendo vítima de fraude. Por isso, a consulta de CPF e CNPJ também é indicada para prevenir fraudes no CNPJ. Ela fornece dados importantes como endereço, inconsistências comerciais e nomes semelhantes. Quer saber como a Serasa Experian pode lhe ajudar a consultar o CPF e CNPJ dos clientes? Veja mais aqui: Artigo de Serasa Experian, 10 de Outubro de 2017
O Brasil enfrenta atualmente uma das maiores crises políticas de sua história. E em meio às investigações das autoridades sobre políticos e partidos, vem à tona o tema da anticorrupção nas empresas, seja nas relações externas ou em procedimentos internos. Ano após ano, as corporações estão se reestruturando cada vez mais para criar políticas de Compliance que garantam a integridade da empresa, de seus processos e de seus funcionários. Em São Paulo, por exemplo, empresas públicas como a Cesp e a Sabesp entraram há mais de um ano em um projeto do governo estadual para a implantação e modernização de programas de Compliance, que apoiam as empresas no cumprimento de obrigações, na preservação de valores éticos e no alinhamento com a legislação vigente. Integrar as atividades de Governança Corporativa, Gestão de Riscos e Compliance é fundamental para atender às demandas dos Órgãos reguladores nacionais e internacionais, e permite a supervisão de todas as operações, de todos os funcionários e de todas as dependências locais e internacionais fomentadas efetivamente por uma cultura de integridade e responsabilidade comercial. Um sistema de controle interno de Compliance gera benefícios em todos os processos nas empresas, trazendo eficiência operacional, identificando falhas e sugerindo melhorias para as deficiências encontradas. É fundamental, por exemplo, que seja feito um mapeamento de processos, riscos e controles existentes nas diversas áreas de uma companhia, de maneira estruturada (Matriz de Riscos e Controles), para que se possa avaliar a qualidade do ambiente de controles e mensurar exposição ao risco que a companhia possui. Ficou interessado e quer saber detalhes sobre como aprimorar os processos de Compliance da sua empresa? A Academia Serasa Experian oferece o curso Controles Internos e Compliance. Agora ficou mais fácil emitir seu Certificado Digital no mais novo Posto de Atendimento do Serasa Experian.
Venha nos visitar ou solicite uma visita. Praça Antônio Telles, 12 - Térreo - Loja 2 - Centro - Santos - SP Tel. : 13 3034.5650 e-mail [email protected] Novo Posto de Atendimento do Serasa Experian, acaba de ser inaugurado , localizado à Praça Antônio Telles, 12 - Térreo - Loja 2 - Centro - Santos - SP , próximo à Alfândega . O espaço está apto para venda e emissão de Certificado Digital, Pacotes de Consultas de CPF e CNPJ dentre outros produtos Serasa Experian. Faça uma visita e conheça e adquira os produtos . Tel.: 13 3034.5650 www.fusioncertificado.com.br |
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