Artigo de Serasa Experian, 01 de Setembro de 2016
A crescente formalização dos negócios no Brasil trouxe um aumento constante das MEIs. Em sete anos, passaram de menos da metade dos novos empreendimentos (44,0%, em 2010) para 80,0% no último levantamento. Só que com o novo negócio surgem os desafios e as dúvidas: planejamento, mensuração, base de clientes, relacionamento, prospect, faturamento, etc. Para o negócio decolar é importante adotar estratégia de marketing digital, que não se aplica somente ao seu site. Segundo Fernando Rosolem, gerente da Serasa Experian Marketing Services, é preciso realizar uma estratégia real e que possa ser posta em prática com os recursos disponíveis. “As possibilidades de se trabalhar o marketing digital são infinitas e permitem que empresas, mesmo com pouco investimentos, consigam entrar na disputa com grandes concorrentes e com resultados surpreendentes”, concluí Rosolem. Especialistas da Serasa Experian Marketing Services recomendam seis práticas ampliar o seu negócio: 1 - Planejamento do Marketing DigitalÉ imprescindível traçar seus objetivos antes de partir para o plano tático. Você precisa saber onde quer chegar (financeiro, objetivo e posicionamento) para conseguir montar o plano tático. Alguns pontos que você precisa saber para traçar seu objetivo: recebimentos de pedidos, atendimento e entrega, faturamento e geração de relatórios, aumento das vendas, NBO (Next Best Offer) para clientes existentes e prospecção de clientes novos. 2 - Analise as informações que você já temO registro de um cliente ou prospect não se resume apenas a um nome e endereço. Esse é apenas o ponto de partida para uma série de informações adicionais que podem aprimorar seu relacionamento e ajudá-lo a se comunicar com os clientes de forma eficaz. Lembre-se, todo mundo prefere um contato personalizado (ser chamado por um nome ou apelido e até mesmo receber uma informação específica). 3 - Conheça e segmente a base de clientesUm dos segredos é conhecer os seus clientes para conseguir atingi-lo de forma eficaz. Você pode utilizar informações externas para conseguir novas informações dos consumidores. É possível adquirir dados a partir de ferramentas do mercado. Outra dica é separar seus clientes em três bases: clientes fiéis (alto ticket médio e perder é um grande custo), clientes pontuais (não são tão engajados, mas tem oportunidade de rentabilizar) e clientes inativos (pode ser até um ex-cliente). 4 - Busque novos clientesAgora que identificou o perfil do público-alvo é necessário buscar novos clientes para aumentar sua base de atuação e também para evitar a estagnação de vendas. Você precisa ter essas informações em seu planejamento para conseguir atuar no momento certo. É muito importante reduzir custos direcionando sua campanha de prospecção para os perfis corretos. A dica é não sair falando com todo mundo, é preciso escolher as pessoas certas para não perder munição, já que vivemos em um mercado muito competitivo. 5 - Relaciona-se com seus clientes e mensureUm ciclo de vida bem planejado é a garantia de que o cliente se sentirá bem acolhido. Nesse ciclo existem alguns desafios: planejamento, formas de comunicação e tratar os dados para agregar no relacionamento com o cliente. Cada etapa do ciclo de vida apresenta oportunidades para a implementação de réguas de relacionamento - Aquisição (boas vindas, cadastros e newsletter), Ativação (cupons, lançamentos e experimentação), Engajamento (aniversário, indicações e preferências), Reativação (pesquisas, eventos e descontos exclusivos) e Conversão (confirmação de compra, produtos complementares e incentivos a próxima compra). 6 - Fique atento e mantenha-se atualizadoNão se limite a buscar informação só dentro do seu negócio. É importante fazer comparações com os concorrentes, fique atento com segmentos que podem trazer boas ideias para o seu negócio. Com relação aos dados fique atento, pois as informações perdem valor ao longo do tempo. É necessário sempre alimentar e atualizar os dados da sua base de clientes e prospect. Serasa Experian Marketing Services A Unidade de Marketing Services da Serasa Experian oferece soluções completas para entendimento, prospecção, rentabilização e fidelização de clientes. Entre elas, as melhores práticas e ferramentas tecnológicas do mercado para marketing direto, marketing analítico e marketing digital
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Artigo de Serasa Experian, 23 de Novembro de 2017
Conquistar novos clientes não é uma tarefa simples. Afinal, o mercado cada vez mais exigente demanda que as empresas inovem e desenvolvam estratégias que entreguem muito além do básico para que sejam as escolhidas e conquistem os clientes dentre tantas opções. Por isso o sucesso depende de um plano de prospecção bem estruturado, além de uma equipe de marketing e vendas preparada, que conheça não só os diferenciais competitivos dos produtos ou serviços comercializados, mas também o perfil de seus clientes. Falta de conhecimento, improvisações e excesso de confiança, como, por exemplo, considerar que o cliente não vai encontrar um fornecedor tão bom quanto você, geralmente geram a perda de bons negócios e abrem espaço para a concorrência. Por isso, antes de mais nada, é preciso não só conhecer o seu potencial cliente, mas também o seu próprio negócio e o mercado em que ele está inserido. Para ajudar você a direcionar o caminho do conhecimento e criar perfis de público-alvo, posicionando estrategicamente sua empresa no mercado, a dica é começar respondendo a essas três perguntas básicas: 1) Quem é o meu cliente?Uma boa maneira para você conseguir identificar o perfil do seu cliente é analisar aqueles que negociam ou já negociaram com a sua empresa. No caso de clientes pessoa jurídica, colete informações como setor de atividade, porte, frequência e quantidade de compra, sazonalidade, tipo de produto ou serviço que consome etc. Já no caso de consumidores pessoa física, descubra qual a classe socioeconômica, a localização geográfica, os dados demográficos e comportamentais etc. Também é importante saber pelo que o cliente se interessa, quais são suas necessidades, suas ambições de consumo etc., dessa forma, é possível combinar essas informações com os produtos e serviços que a sua empresa oferece e marcar presença na vida desse consumidor quando ele precisar do que você tem a oferecer. 2) Qual problema/necessidade o produto ou serviço da minha empresa soluciona?Como a sua empresa ajuda o consumidor ou a empresa cliente? Por que alguém precisa do seu produto ou serviço? Você está vendendo solução para qual tipo de problema? Saber quais as necessidades que seus produtos e serviços suprem ajuda você a entender e reconhecer os clientes ideais, ou seja, aqueles que têm o tipo de problema que você resolve e que se encaixam perfeitamente com sua empresa. Isso faz com que a oferta seja feita à pessoa ou empresa certa e diminui as chances de frustração e cancelamentos. 3) Por que o cliente compra da minha empresa e não do concorrente?Quais são os diferenciais da sua empresa em relação à concorrência? O que faz a sua empresa ser única? O que sua empresa oferece aos clientes que seus concorrentes não oferecem? Melhor qualidade ou preço? Melhor experiência de compra, atendimento ou condição de pagamento? Rapidez na entrega? Ótimo serviço de pós-venda? Ao responder essa pergunta, você deve desenvolver estratégias para explorar esses diferenciais competitivos, de modo que o cliente que esteja interessado nesses atributos reconheça a sua empresa por essas características. Portanto, conhecer a fundo seu negócio e seu cliente, compreender exatamente o que ele quer e o que sua empresa tem a oferecer faz com que você trace estratégias de prospecção mais eficazes e se destaque da concorrência. Como aumentar o Score de Crédito na Serasa Experian
Artigo de Serasa Experian, 05 de Abril de 2017 A economia no Brasil tem boas perspectivas de retomada de crescimento em 2017. Um importante impulsionador para isso é a queda da inflação. No relatório publicado pelo Banco Central, em dezembro de 2016, notou-se que a inflação diminuiu de 10,7% em 2015 para 7,2% em 2016 e a projeção para esse ano é de 5%, sendo que a meta é chegar a 4,5%. Com a inflação em queda, o custo de vida diminui, e o brasileiro passa a ter a oportunidade de guardar dinheiro para investir. Outro ponto que também promete acelerar a economia este ano é a diminuição na taxa de juros. Os economistas apontam uma previsão de que a SELIC, que está próxima dos 14%, chegue a 11% até o final de 2017. Essa redução vai permitir este crescimento por meio da retomada de créditos destinados ao financiamento. Diante de perspectivas tão positivas é preciso se preparar para os bons negócios. Ao receber uma proposta de compra, é preciso entender se a dívida será realmente quitada e se não haverá inadimplência por parte do comprador. Para fazer essa análise, você pode contar com o uso do score de crédito. Neste artigo, vamos explicar o que é essa ferramenta e como você pode utilizá-la a favor do seu negócio. Score de Crédito, como funciona?A análise de informações existentes na base de dados da Serasa Experian e relacionadas às consultas realizadas pelos clientes são combinadas e se transformam em uma pontuação.* Estas informações podem ser:
Como o score de crédito pode ajudar a economia do país"Por avaliar o consumidor previamente a fim de evitar inadimplência, o score de crédito é uma forma de proteger tanto a sua empresa, quanto o consumidor, além do país de um endividamento." Ele consegue atender a uma necessidade crescente de massificação do crédito. Isso porque, a partir da análise realizada para cada comprador, é possível criar uma consciência e incentivo ao crédito responsável na região. É importante ressaltar que o Serasa Score não é somente restrito ao uso por grandes empresas, mas as de médio e pequeno porte também podem ter acesso a essa ferramenta com baixo custo, agilidade e segurança. Ajude seu cliente a melhorar o scoreO score de crédito não é um arquivo, um cadastro ou um registro. Ele é calculado com base em informações públicas e anotações negativas e cadastrais disponíveis na Serasa Experian sobre uma categoria em que um consumidor se insere no momento da consulta. Caso o score do cliente tenha sido negativado, mas você avaliou que ele possui condições de comprar o imóvel, uma saída para ajudá-lo a melhorar seu risco de crédito é indicar a abertura do Cadastro Positivo. Esse cadastro conterá dados positivos a seu respeito, como compromissos assumidos e dívidas pagas. Enfim, toda e qualquer informação que deixe seu histórico de crédito mais completo e sólido, o que ajudará a melhorar sua pontuação no score. É importante considerar que mesmo com diversas consultas a elementos que avaliem o comportamento de compra e inadimplência do consumidor, a decisão final de concessão de crédito é total e exclusivamente sua . omo escolher o certificado digital mais adequado
Artigo de Serasa Experian, 31 de Outubro de 2017O certificado digital é identidade a digital de pessoa física ou jurídica. O certificado digital permite que a pessoa ou empresa se identifique assinando um documento de forma digital.Esta assinatura possui validade jurídica e serve para garantir vários tipos de transações e serviços via internet De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Nacional de Certificação Digital (ANCD), as empresas que representaram mais de 70% do PIB em 2015 utilizam a certificação digital. Em outras palavras, a tecnologia que usa criptografia para conferir a autenticidade de assinaturas em meios digitais já está presente em quase três terços da economia nacional. No entanto, ainda há muitas dúvidas em relação aos tipos de certificado digital existentes, suas diferenças e, também, a como usá-los. Afinal, quais são os tipos de certificado digital?Existem, em resumo, certificados digitais para pessoas físicas e para pessoas jurídicas. A escolha mais adequada vai depender de suas necessidades. e-CPF: para pessoas físicas, esse tipo de certificado é igualado ao CPF e permite realizar diversas operações de forma confiável. Você pode ver todos os detalhes neste outro post. e-CNPJ: para pessoas jurídicas, o e-CNPJ funciona como uma versão digital do CNPJ, que é a identificação da empresa. É emitido pelo representante legal (sócio) junto à Receita Federal. Veja no detalhe neste post. NF-e: é um certificado que possibilita a emissão e assinatura de notas fiscais digitalmente com mais facilidade. Como escolher o certificado digital?Classificação dos certificados digitaisHá, ainda, outras formas de classificar os certificados digitais, além das citadas acima. Dessa maneira, há, basicamente, dois tipos que merecem atenção: o A1 e o A3. A diferença entre eles está no que se refere à geração e ao armazenamento das chaves de criptografia. Certificado digital A1O certificado A1 é emitido e armazenado diretamente em um computador e possui validade de 1 ano. Éum arquivo eletrônico como outros que a máquina armazena e, portanto, não exige o uso de tokens ou smartcards. Geralmente, tem extensão .P12 ou .PFX. Seus maiores benefícios são o baixo custo e a versatilidade: pode ser instalado simultaneamente em diversos computadores e programas. Além disso, existe a possibilidade de importá-lo para sistemas web e simplificar ainda mais o trabalho. É recomendado para empresas que emitem grande quantidade de notas ou queiram mais facilidade e otimização de tempo na automação de tarefas. Certificado digital A3O certificado A3 é emitido em formato físico, em um cartão, que demanda o uso de um leitor, ou em um token, similar aos convencionais pendrives. No entanto, só pode ser usado em um equipamento e programa por vez, e requer sempre a digitação de uma senha (quando digitada 3 vezes de forma incorreta, o certificado é bloqueado, assim como acontece em transações bancárias). Embora seja um pouco mais caro que o A1, o A3 tem validade maior, de 1 a 3 anos. Em quais situações o certificado digital pode ser útilUtilizar corretamente o certificado digital significa, primeiramente, escolher o mais adequado e saber em quais situações ele pode ser benéfico (nas relações envolvendo o fisco, por exemplo, assim como na emissão anual de declarações relativas à empresa ao governo). Além disso, é preciso verificar se ele está dentro da validade, observando a necessidade de renová-lo ou não. Dependendo do setor de atuação da empresa, é possível usufruir de benefícios e aplicações específicos com a certificação digital (em áreas como a jurídica, a da saúde e a imobiliária). Outros exemplos práticos são: Centros de Formação de Condutores (CFCs), ou mesmo motoristas, podem utilizá-la para acessar a e-CNH, médicos podem obter o e-CRM e assinar prontuários eletronicamente, e unidades de ensino podem acessar o Sisprounipor meio do certificado digital. De forma resumida, pode-se utilizar um certificado digital para: ● assinar e enviar documentos pela internet (como escriturações contábeis e fiscais); ● fazerlogin em ambientes seguros; ● acessar o eSocial, o e-CAC, o Receitanet, o SIOPS, o Siscomex e o ComprasNET; ● consultar dados do IRPF; ● realizar transações de FGTS e Previdência Social; ● enviar e fazer retificações no CAGED; ● aderir ao Cadastro Positivo; ● entre outras atividades. Conseguiu entender melhor as diferenças entre os certificados digitais? Agora, você deve atentar-se às necessidades de sua empresa para definir qual é o melhor para o seu caso. Autor: Serasa Experian Publicado: Quarta, 28 de Junho de 2017, 17h20 |
Última atualização em Sexta, 30 de Junho de 2017, 11h28 | Acessos: 8623 Na prática, o certificado digital ICP-Brasil funciona como uma identidade virtual que permite a identificação segura e inequívoca do autor de uma mensagem ou transação feita em meios eletrônicos, como a web. Esse documento eletrônico é gerado e assinado por uma terceira parte confiável, ou seja, uma Autoridade Certificadora - AC que, seguindo regras estabelecidas pelo Comitê Gestor da ICP-Brasil, associa uma entidade (pessoa, processo, servidor) a um par de chaves criptográficas. O certificado digital da ICP-Brasil, além de personificar o cidadão na rede mundial de computadores, garante, por força da legislação atual, validade jurídica aos atos praticados com o seu uso. A certificação digital é uma ferramenta que permite que aplicações como comércio eletrônico, assinatura de contratos digitais, operações bancárias virtuais, iniciativas de governo eletrônico, entre outras, sejam realizadas. São transações feitas de forma virtual, ou seja, sem a presença física do interessado, mas que demandam identificação clara da pessoa que a está realizando pela internet. |
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August 2018
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